Todo mundo sabe algumas coisas sobre gatos, que eles são independentes, ágeis, metidos, curiosos entre outras coisas. Porém existem curiosidades que nem todos tem conhecimento ou situações que nem sempre são aplicadas a todas as espécies. Por isso a seguir vamos listar algumas coisinhas que nem todo mundo sabe sobre os nossos amigos felinos.

  • Gatos não odeiam água: Isso depende muito da raça, por exemplo: Gatos da raça Maine Coon e Turkish Van adoram brincar na água e eles gostam tanto que mesmo na falta de um rio ou lago eles se metem debaixo de torneiras, dentro de banheiras ou até vasos sanitários.
  • Gatos tem muita facilidade em engordar: Gatos que costumam viver só em ambientes fechados, sem exercícios ou estímulos tendem a engordar com certa facilidade. A necessidade de calorias para um gato que não se exercita não deve passar de 180 a 200 por dia, fique de olho na dieta do seu bichano.

  • Gatos não enxergam no escuro: Os olhos dos felinos são muito mais sensíveis do que os dos humanos no mínimo dez vezes, mas eles ainda precisam de pequenas fontes de luz para poder ver bem na escuridão. Ou seja, nada de visão noturna.
  • A “marcha” dos gatos: Eles costumam mexer as patinhas para frente e para traz quando estão deitados sobre superfícies macias, como se estivessem marchando, também chamado de “amassar pão” ou “massagear”. Eles costumam “marchar” para depositar seu cheiro no local mas também sentem grande prazer fazendo isso. Quando filhotes, os gatos fazem isso para estimular o leite da mão, por isso são momentos de felicidade total para o animal.
  • Tenha sempre mais de um gato: Para uma vida mais feliz é sempre bom o gato ter a companhia de outro gato. Para donos que passam longos períodos fora de casa os especialistas dizem que é sempre bom ter pelo menos dois gatos para que eles tenha uma vida mais feliz, animada e ativa.

  • Gatos podem sim ser adestrados: Muitas pessoas acreditam que por suas características de independência os felinos não podem ser adestrados, mas isso não é verdade. Exige um pouco de paciência do treinador, mas gatos podem aprender os mesmos truques que cachorros.
  • Gatos são menos inteligentes que cachorros: Mesmo podendo aprender os mesmos truques, os gatos possuem uma pequena desvantagem em relação a inteligência. Por serem naturalmente animais solitários, os gatos não experimentaram o mesmo crescimento cerebral que os cães que vivem em grupos nos últimos 60 milhões de anos. Mas nesse caso é algo relativo, pois os cães desenvolveram inteligência para o convívio com humanos enquanto os gatos para a sobrevivência independente e para a caça.
  • O ronronar dos gatos controla a sua mente: Nos últimos milhões de anos os felinos domésticos aperfeiçoaram o ronronar para convencer os donos a darem mais comida para eles. Esse som característico é considerado irresistível pelos humanos.

Pet Clube, o melhor para o seu animal!